PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, AS CRISES E O COMEÇO DE UM NOVO CICLO

Posted on 28 de dezembro de 2022

Nesse momento da história mundial onde as crises ditam os rumos das nações, os exemplos de importantes corporações podem ser decisivos para o futuro de muitos empreendedores, e das economias dos vários países mundo afora. 

Crises econômicas são cíclicas, quando elas chegam, as grandes corporações, muitas vezes com reservas financeiras e investimentos diversificados, conseguem se manter pelo tempo necessário, até que a crise acabe ou, pelo menos, amenize seus efeitos.  Dificilmente uma crise ocorre de maneira isolada; há muitas variáveis e motivos diferentes para a eclosão delas. O brasileiro já está familiarizado com as crises econômicas pois, somente nos últimos 25 anos, o Brasil enfrentou pelo menos cinco delas. “Os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI)” (SEBRAE, 2020). No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões de trabalhadores).   São justamente os pequenos negócios os mais sensíveis às crises e os que menos se preparam estrategicamente para abrir as portas.

Diante das maiores crises do mundo, as corporações podem assumir papel de protagonista. Exemplos como Amazon, iFood e Microsoft durante a crise da Covid-19, mostraram muito do que pode ser feito por meio de recursos, capilaridade, potencial humano e capital para contribuir com a superação de crises.

Hoje, consumidores, ecossistema e sociedade pedem não só um posicionamento efetivo, mas também ações de impacto dessas corporações. A estruturação dos negócios consiste no entendimento interno das empresas. Mas, para além desses recursos, a colaboração entre corporações e scale-ups – scale-up é um termo utilizado para definir empresas que se encontram em alto crescimento e possuem a escalabilidade necessária para manter esse progresso por um longo período, tem se mostrado um caminho eficiente para ser mais ágil na reação, sendo mais eficiente e com grande potencial de impacto no encaminhamento de soluções. 

Por meio da relação com scale-ups, as corporações são capazes de realizar projetos de impacto sistêmico, em um espaço de tempo mais curto, usando a inteligência coletiva e a colaboração para ganhar agilidade e eficiência na realização de projetos de inovação.

Grande parte dos negócios abertos fecham nos primeiros anos de existência. A falta de planejamento e estruturação das empresas estão entre as maiores causas.

Neste momento, o planejamento estratégico mostra-se essencial para que as empresas, principalmente pequenas, saibam se portar frente a um cenário adverso, de crescimento econômico reduzido e de incontestável acirramento ao protecionismo internacional.

No ecossistema, o papel das corporações é ainda mais amplo. Sua responsabilidade passa por apoiar, mais do que nunca, scale-ups, e startups por meio de programas de aceleração, fundos de ajuda ou contratações para os desafios provenientes da crise.

O impacto econômico de uma crise pode significar a extinção de milhares de empresas no Brasil e em outros países. Sem elas, todos que fazem parte do ecossistema perdem, inclusive as corporações que perdem fornecedores, parceiros e viabilizadores da própria inovação. Os negócios e contratos, perdem na agilidade, inclusive os projetos de inovação ou relacionamento com os fornecedores.

Em momentos de crise, as corporações encontram-se em condições favoráveis para se reinventarem. Tanto da porta para dentro, quanto mudanças em processos, agilidade nas tomadas de decisões e ofertas de produtos e serviços que atendam às urgências da sociedade, mas também da porta para fora, se relacionando com o ecossistema de forma mais aberta, transparente e proativa.

Vamos refletir: … É através do Planejamento Estratégico que se definem os direcionamentos das empresas para chegar aos objetivos. Entretanto o planejamento estratégico envolve bastante variáveis e nem sempre é tão básico de se fazer como parece.

O serviço de Planejamento Estratégico consiste na compreensão da realidade da empresa como um todo para posterior construção de uma estratégia coerente e eficaz. Para tanto, utiliza-se diversas ferramentas como a matriz SWOT – método que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores e o método Must Win Battles (MWB).

Ademais, configura-se como um serviço essencial para potencializar os resultados da empresa, assim como promover maior engajamento do time em relação ao atingimento de seus objetivos.

O serviço de Planejamento Estratégico é para todas as empresas principalmente na estruturação de estratégia coerente que as guie para o atingimento pleno e eficaz de suas metas. Além disso, ele também auxilia no acompanhamento minucioso e periódico dos indicadores estabelecidos para que todas as ações da empresa sejam norteadas pelos mesmos aspectos.

Pensando estrategicamente: … O Planejamento Estratégico irá planejar e conduzir durante determinado período, o rumo que a empresa deve tomar, além de definir metas e indicar ações para alcançá-las. Com esse acompanhamento é possível monitorar o desempenho da empresa e tomar medidas necessárias para alavancar os resultados e alcançar as metas desejadas.

A falta de planejamento e estruturação das empresas estão entre as maiores causas de fechamento de negócios.

A estruturação do negócio consiste no entendimento interno da empresa para se posicionar da melhor maneira no ambiente externo do mercado, aproveitando oportunidades, se preparando para elas.

A capacidade de adaptação das scale-ups poderá servir de exemplo para as corporações se reinventarem, e os exemplos dos empreendedores poderá servir como referências decisivas para os países.


No Replies to "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, AS CRISES E O COMEÇO DE UM NOVO CICLO"


    Got something to say?

    Some html is OK