Uberlândia: uma moderna e jovem senhora de 130 anos

Posted on 3 de setembro de 2018

Na data de hoje, nossa amada Uberlândia completa seus 130 anos de existência. Sua história, contudo, teve seu início muito antes disso, nos primórdios das unidades federativas, então organizadas na forma de capitanias hereditárias. A região era majoritariamente ocupada por índios caiapós e bororós, mas com a chegada dos bandeirantes tudo mudou: as primeiras famílias habitantes da região fixaram-se em fazendas e sítios demarcados. O “fundador” oficial da cidade, reconhecido legalmente em 1964, foi Felisberto Alves Carrijo, professor responsável pela instalação da primeira escola do município e que rezava o terço aos domingos. Suas ações resultaram na formação de um povoado, então denominado Nossa Senhora do Carmo, em homenagem à capela de mesmo nome.

Com o tempo, o povoado foi crescendo, e foram incorporados fazendas e territórios da Freguesia de São Pedro de Uberabinha. Como consequência, a Capela de Nossa Senhora do Carmo foi ampliada, tornando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de São Pedro de Uberabinha. Depois disso, o povoado ainda viria a ser chamada Uberabinha antes de se tornar a Uberlândia que conhecemos atualmente.

O nome de nossa pequena metrópole do Triângulo Mineiro tem origem na combinação de dois termos de origens diferentes: “uber” e “lândia”. A primeira deriva do latim “úbere”, que significa “fértil”, “abundante”. Já o termo “lândia” tem origem na palavra inglesa “land”, que significa terra, território. Quando olhamos para a Uberlândia atual, o significado de seu nome faz todo o sentido: a cidade é, atualmente, o segundo município mais populoso do estado de Minas Gerais, onde se localiza. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma população de aproximados 680 mil habitantes no ano de 2017.  Esses números também fazem do município o mais populoso do interior de Minas e o quarto município mais populoso do interior do Brasil.

Além disso, os índices de desenvolvimento são dignos das maiores metrópoles do país: sua frota automobilística é de aproximadamente 400 mil veículos, e sua taxa de urbanização ultrapassa os 97%. Destaque, também, para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que em 2010 era de 0,789 – número considerado “alto” pela Organização das Nações Unidas. Este dado também coloca Uberlândia como o terceiro município com melhor IDH do estado e o 71° do Brasil, estando, inclusive, acima tanto da média estadual quanto nacional para o mesmo ano.

A cidade ainda possui uma localização privilegiada e estratégica para negócios, já que, com a sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Seu pólo universitário também é atrativo para as maiores empresas do país, que encontram na cidade mão de obra qualificada e um pólo de pesquisa de primeiro mundo: a Universidade Federal de Uberlândia. Também como consequência da Universidade, o município conta com um grande número de start ups e projetos de extensão inovadores que fazem crescer os olhos dos investidores.

Mas nem só de negócios viverá uma cidade: Uberlândia também é um pólo cultural, gastronômico, esportivo e turístico – contando com algumas das cachoeiras mais belas do Cerrado. Por esses e outros motivos, o município cresce em ritmo acelerado, registrando taxa populacional acima das médias do estado (0,58%) e do país (0,80%), segundo dados do IBGE.

Pensando estrategicamente, Uberlândia é uma cidade inovadora com importantes diferenciais competitivos, que contribuem para a atração e instalação de novos negócios e expansão dos aqui existentes. Em sua longa e vitoriosa trajetória, a administração municipal sempre concedeu todo o apoio necessário para investidores que aqui desejam empreender. Criar condições favoráveis aos investidores e empresariado sempre foi uma ação contínua de Uberlândia, tendo como intuito principal o desenvolvimento e crescimento da cidade e a geração de empregos e renda à população, proporcionando o seu protagonismo com “terra fértil”.

Aqui, a decisão estratégica do empreendedor se apoia em critérios da ética empresarial, e nos fatores socioeconômicos e ambientais, que são os componentes mais relevantes para a sustentabilidade no mundo dos negócios. Por todos estes motivos, desde o início de sua história, a “capital” do Triângulo Mineiro honra os significados dos termos que deram origem ao seu nome.  Salve Uberlândia! Uma moderna e jovem senhora aos 130 anos!


No Replies to "Uberlândia: uma moderna e jovem senhora de 130 anos"


    Got something to say?

    Some html is OK