Uberlândia – Terra Fértil
Posted on 30 de agosto de 2017
Uma cidade inovadora em seus 129 anos
Nossa localização é privilegiada – entroncamento de importantes rodovias – o que nos garante a presença dos maiores atacadistas do país. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a cidade possui mais de 1.200 comércios atacadistas. Nessa lista estão inclusos os maiores do país: Martins, Arcom, Peixoto e Aliança. Juntas, essas empresas mantêm uma frota de cerca de três mil caminhões e carretas, geram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e abastecem mais de 700 mil clientes espalhados por todo o Brasil. Somente esse setor rende ao município mais de R$ 1,5 milhão por mês em impostos.
Mas esse não é o único fator que torna Uberlândia uma referência em logística. A cidade abriga, desde março de 2010, o Entreposto da Zona Franca de Manaus, estrutura que funciona como armazém para recebimento e estocagem de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus e que depois são distribuídos para os principais centros comerciais e industriais do Brasil.
No ambiente de tecnologia e inovação, Uberlândia também vem se destacando a cada dia. Acolhedora quando o assunto são negócios, a cidade é famosa por receber e atrair investimentos locais a internacionais. Um exemplo disso é o desenvolvimento de startups que tende a aumentar 20% ao ano. Além disso, aqui estão mais de mil empresas no setor de Tecnologia da Informação.
Várias são as condições favoráveis a esses resultados. O próprio Sebrae proporciona capacitação e consultoria. O Conselho de Desenvolvimento Econômico (Coden), por meio de suas Câmaras Técnicas, abre o espaço para debater e analisar tecnicamente projetos inovadores da sociedade. Temos também o I9, uma entidade local que apóia e incentiva o empreendedorismo e a inovação por meio de eventos estratégicos e suporte para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.
Os frutos podem ser vistos de longe. Startups, aqui iniciadas, ganharam o mundo e já atuam no país e no exterior, como a Landix, que traz soluções para automação da força de vendas, e a Cedro Finances, focada no mercado de capitais.
Mais um sucesso é a Evnts, que inova no setor de turismo ao oferecer uma ferramenta que realiza reserva de hotéis online e que atende exclusivamente a grupos e eventos. Este ano, a startup será a responsável pelas reservas de hotéis e transfers do Rock in Rio 2017.
Outro destaque é a Zup, que propõe acelerar a digitalização de grandes companhias tradicionais. A startup criada em 2011 possui grandes clientes, como Vivo, Nextel, Banco Santander, Banco Original e Banco do Brasil e se prepara para expandir suas fronteiras para a Europa.
Mas apesar dos 129 anos, tudo isso é só o começo. Aos poucos e com a garra que nunca faltou ao município, é possível desenvolver ainda mais nosso setor de inovação. E não faltará terra fértil para que isso aconteça!
Todas as conquistas são frutos dos esforços de uberlandenses e uberlandinos que, de forma incansável, sempre acreditaram no sonho que a cada dia se consolida.
Parabéns Uberlândia pelos seus 129 anos!
Got something to say?