MORRE HENRY KISSINGER, UM INFLUENTE DIPLOMATA DO SÉCULO XX

Posted on 7 de dezembro de 2023

Henry Alfred Kissinger foi um proeminente diplomata e cientista político americano. Nascido na Alemanha em 1923, Kissinger e sua família fugiram da perseguição antissemita, emigrando para os Estados Unidos em 1938.

Ele completou 100 anos em 5 de maio de 2023, falecendo em 30 de novembro de 2023.

Kissinger serviu como conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos de 1969 a 1975 e, depois, como secretário de Estado de 1973 a 1977, durante a presidência de Richard Nixon e Gerald Ford.

Após sua carreira como diplomata e cientista político, continuou ativo em relações internacionais, escrevendo e aconselhando líderes mundiais.

Kissinger foi uma figura controversa devido ao seu envolvimento em vários assuntos internacionais, incluindo a Guerra do Vietname e a política externa dos EUA em relação ao Chile.

Uma das maiores conquistas de Kissinger foi seu trabalho no processo de normalização das relações dos Estados Unidos com a República Popular da China.

Henry Kissinger desempenhou um papel crucial na normalização das relações entre os EUA e a China. Sua visita secreta à China em 1971, como conselheiro de Nixon, foi um marco. O encontro com Mao Tsé-Tung estabeleceu uma abertura entre os países, resultando em diálogos que culminaram na visita de Nixon em 1972. Essa abertura foi significativa na Guerra Fria, desestabilizando a relação sino-soviética e ampliando o equilíbrio de poder global. Kissinger foi um elemento-chave nesse processo, utilizando a diplomacia da “abertura” para redefinir relações estratégicas entre EUA e China, trazendo consequências geopolíticas de longo prazo, abrindo caminho para o restabelecimento oficial dos laços diplomáticos entre os dois países em 1979.

Essa ação ajudou a transformar a política mundial e contribuiu significativamente para a estabilidade regional e global.

Outra conquista notável de Kissinger foi seu papel nas negociações para pôr fim à Guerra do Vietnã. Ele desempenhou um papel crucial nas negociações de paz em Paris, as quais resultaram em um acordo para o cessar-fogo em 1973.

Kissinger foi elogiado por seu envolvimento nas negociações secretas para promover um cessar-fogo e iniciar as conversas de paz entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte. Ele trabalhou intensamente para fazer as negociações, que finalmente levaram à retirada das tropas americanas em 1973.

Embora esse acordo não tenha levado a uma firmeza de paz, o engajamento diplomático de Kissinger foi considerado um marco importante no processo de paz e encerramento da guerra.

Kissinger também desempenhou um papel crucial nas negociações sobre controle de armas nucleares com a União Soviética. Como intermediário entre os EUA e a URSS, ele ajudou a estabelecer acordos importantes como o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas (SALT I, assinado em 1972) e o Tratado sobre Mísseis Antibalísticos (ABM, assinado em 1972), e estabeleceram uma base para futuras negociações.

Embora o papel de Kissinger tenha representado um avanço significativo nas relações internacionais, alguns críticos argumentaram que sua política externa estava focada em suas próprias ambições e interesses nacionais, e não necessariamente na democracia e nos direitos humanos.

No entanto, não se pode negar que Kissinger teve um impacto profundo no fim da Guerra Fria, ajudando a estabelecer canais de comunicação e relações diplomáticas entre os Estados Unidos e seus adversários comunistas, reduzindo a ameaça de um conflito nuclear e trabalhando pela paz e pela estabilidade global.

Além de seu trabalho notável na China e no Vietnã, Kissinger também desempenhou um papel significativo na construção de pontes diplomáticas com a União Soviética durante a Guerra Fria. Ele trabalhou para superar as diferenças ideológicas e promover um diálogo construtivo entre os dois países, compensando e estabelecendo acordos importantes, como o Tratado de Limitação de Armas Estratégicas de 1972.

Kissinger canalizou seus esforços em melhorar as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria, desempenhando um papel significativo na negociação dos Acordos de Limitação de Armas Estratégicas (SALT I) com a União Soviética, reduzindo as tensões nucleares e promovendo a estabilidade global.

No entanto, a sua conquista do Prêmio Nobel da Paz foi controversa e desencadeou um debate acalorado. Muitos criticaram o fato de que Kissinger também esteve envolvido em políticas internacionais controversas, como a operação de bombardeio do Camboja durante a guerra do Vietnã e o apoio a regimes autoritários em países como Chile e Argentina.

Essas críticas destacam o debate sobre o papel contínuo e a ética dos líderes políticos na obtenção do Prêmio Nobel da Paz. Alguns argumentam que as realizações de Kissinger na negociação do fim da guerra do Vietnã e nas relações EUA-URSS justificam o prêmio, enquanto outros acreditam que suas ações controversas invalidam sua conquista.

No final das contas, a conquista do Prêmio Nobel da Paz por Henry Kissinger teve um grande significado em relação aos esforços para promover a paz e a estabilidade internacional durante um período turbulento da história global.

A carreira de Henry Kissinger é controversa e a sua confirmação é debatida até hoje. Seu envolvimento em operações secretas da “realpolitik”, do alemão “política realística”, que é a prática política baseada na busca por resultados práticos e na segurança do Estado em um ambiente muitas vezes hostil, priorizando o poder e a estabilidade, muitas vezes em detrimento de considerações éticas ou ideológicas, que muitos consideravam amoral.

De qualquer forma, Henry Kissinger é amplamente considerado um dos diplomatas mais influentes do século XX. Seu trabalho na normalização das relações dos Estados Unidos com a China, nas negociações para pôr fim à Guerra do Vietnã e na construção de pontes com a União Soviética deixou um legado duradouro no campo da diplomacia internacional.


No Replies to "MORRE HENRY KISSINGER, UM INFLUENTE DIPLOMATA DO SÉCULO XX"


    Got something to say?

    Some html is OK