UBERLÂNDIA, TERRA GENTIL QUE SEDUZ!

Posted on 31 de agosto de 2022

Com o declínio da mineração nas regiões auríferas de Minas Gerais, ocorreu um afluxo migratório para a região do Triângulo Mineiro. Apesar disso, ainda permaneceram as áreas denominadas por “vazios territoriais” em outras regiões do Estado. Estas receberam incentivos de povoamento por parte da metrópole que criou a Lei Imperial nº 514 de 1530, referente à concessão de terras devolutas para a colonização.

A história de Uberlândia, contudo, teve seu início muito antes disso, nos primórdios das unidades federativas, então organizadas na forma de capitanias hereditárias. A região era majoritariamente ocupada por índios caiapós e bororós, mas com a chegada dos bandeirantes tudo mudou: as primeiras famílias habitantes da região fixaram-se em fazendas e sítios demarcados.

O desbravamento da região, marca indelével dos bandeirantes, foi fundamental para o seu desenvolvimento. A vinda de João Pereira atraindo muitas outras famílias, inclusive os Carrejos, que, em 1835, adquiriram terras no Município e vieram para cá, demarcando áreas para desenvolverem suas atividades produtoras.

Felisberto Alves Carrijo, reconhecido como fundador da cidade, era professor, instalou em sua casa a primeira escola do município e, formou um povoado, sendo este, em seguida, denominado como Nossa Senhora do Carmo em homenagem à capela de mesmo nome, inaugurada em 20 de outubro de 1853.

Com o tempo, o povoado foi crescendo, e foram incorporados fazendas e territórios da Freguesia de São Pedro de Uberabinha. Como consequência, a Capela de Nossa Senhora do Carmo foi ampliada, tornando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de São Pedro de Uberabinha. Depois disso, o povoado viria a ser chamado Uberabinha antes de se tornar a Uberlândia que conhecemos atualmente.

O nome de nossa pequena metrópole do Triângulo Mineiro tem origem na combinação de dois termos de origens diferentes: “uber” e “lândia”. A primeira deriva do latim “úbere”, que significa “fértil”, “abundante”. Já o termo “lândia” tem origem na palavra inglesa “land”, que significa terra, território.

A cidade de Uberlândia foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880. Sua denominação atual foi introduzida pela Lei Estadual 1 128, de 19 de outubro de 1929. 

Vamos refletir: Uberlândia conta com uma localização geográfica privilegiada, já que, com a sua malha rodoviária, está ligada aos grandes centros nacionais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.

Ao completar 134 anos de existência desde a sua emancipação, nossa amada Uberlândia apresenta um perfil peculiar, destacando entre os demais municípios brasileiros. Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país – Área: 4.115,206 km² – Elevação: 863 m – Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 706.597 habitantes em julho de 2021, sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro o segundo de Minas Gerais e o quarto do interior do Brasil.

A cidade possui um polo universitário atrativo para as maiores empresas do país, que encontram na cidade mão de obra qualificada e um polo de pesquisa de primeiro mundo.

Uberlândia é destaque no campo da educação superior, com diversas instituições com cursos em múltiplas áreas tanto em graduação como em pós-graduação.  A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que se encontra entre as 126 universidades públicas e privadas ranqueadas. A UFU ficou na 22ª colocação no ranking geral é a 18ª federal em ranking de universidades empreendedoras. Ela é a 10ª na região Sudeste e 5ª em Minas Gerais. A Extensão da UFU ficou em 9º lugar. Também como consequência da Universidade, Uberlândia foi destaque no ranking da StartupBlink, instituição, com sede em Israel, que avalia os melhores ecossistemas de inovação para startups no mundo. Em comparação ao levantamento feito em 2021, o município subiu três posições e assumiu o 11º lugar entre as cidades mais indicadas para a instalação e funcionamento de startups no país.

Os índices de desenvolvimento são dignos das principais metrópoles do país: sua frota automobilística segundo o IBGE é de aproximadamente 492.275 mil veículos sendo 259.173 automóveis, 37.542 Caminhonete, 12.198 caminhões, 5.364 caminhões trator, Motocicletas e Motonetas 125.384 e etc.  

Uberlândia é destaque no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 0,789 no geral, e índices 0,885 para longevidade, 0,776 para renda e 0,716 para educação – número considerado “alto” pela Organização das Nações Unidas. Este dado também coloca Uberlândia como o terceiro município com melhor IDH do estado e o 71° do Brasil.

A taxa de urbanização da cidade ultrapassa os 98%, sendo que o município é conhecido por sua acessibilidade. A cidade é uma das que mais crescem em qualidade de vida, tendo grande oferta de transporte aéreo, rodoviário e ferroviário, mesmo assim, continua conservando ares de cidade do interior com suas 11 áreas de proteção ambiental.

Pensando estrategicamente: … mas nem só de negócios viverá uma cidade como Uberlândia, que também é um polo cultural, gastronômico, esportivo e turístico, contando com algumas das mais belas cachoeiras do Cerrado brasileiro. Por esses e outros motivos, o município cresce em ritmo acelerado, registrando taxa populacional acima das médias do estado (0,58%) e do país (0,74%), segundo dados do IBGE.

            Uberlândia é uma cidade inovadora com importantes diferenciais competitivos. Segundo pesquisa realizada pela rede global de empreendedores Endeavor Brasil em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap, vinculada ao Ministério da Economia), o município subiu nove posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).  Entre as 100 mais populosas do país, a cidade ocupa o 21º lugar na edição deste ano.

Criar condições favoráveis aos investidores e empresariado sempre foi uma ação contínua de Uberlândia, tendo como intuito principal o desenvolvimento e crescimento da cidade e a geração de empregos e renda para a população, proporcionando o seu protagonismo como “terra fértil”.

Quando olhamos para a Uberlândia atual, o significado de seu nome faz todo o sentido dos termos que deram origem ao seu nome.

Salve Uberlândia em seus 134 anos. Terra gentil que seduz!


No Replies to "UBERLÂNDIA, TERRA GENTIL QUE SEDUZ!"


    Got something to say?

    Some html is OK