O FRENESI DAS BOLSAS MUNDO AFORA!

Posted on 16 de março de 2022

O vai e vem das bolsas internacionais reflete os temores sobre a guerra na Ucrânia.

Os desdobramentos do conflito, porém, seguem como pano de fundo das negociações, com preocupações sobre seus efeitos na inflação.

Todos os dias, notícias sobre a Bolsa de Valores do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa ou de outros países viram notícia: nova máxima, nova mínima, caiu, subiu… Mas o que é a Bolsa de Valores, afinal? Como ela funciona?

Basicamente, a Bolsa de Valores é um mercado onde são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto – as chamadas ações –, e outros investimentos. 

Quando uma empresa abre seu capital, seja ela privada ou pública, ela passa a negociar suas ações para investidores através da Bolsa de Valores.

No Brasil, a Bolsa de Valores é chamada B3 e é supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Cada país possui o seu próprio órgão regulador. Isso porque existem inúmeras normas para garantir que o funcionamento da Bolsa de Valores seja seguro e disciplinado.

Nos últimos dois anos, a B3 vem batendo recordes de novos investidores. Apesar deste aumento recente, é preciso ter cautela.

Quando uma empresa deseja levantar dinheiro, ela pode abrir seu capital, emitindo ações –As ações são o principal ativo negociado na Bolsa de Valores. Na B3 (antiga BM&F Bovespa), são negociadas ações de centenas de empresas.

O preço das ações varia diariamente. Ele é definido de acordo com as ofertas de compra e venda dos investidores: quanto mais pessoas se interessam em comprar uma ação, maior será seu preço e, logo, sua valorização. No caso contrário, o preço cai e uma ação se desvaloriza.

O interesse de compra ou venda nas ações está diretamente ligado ao negócio no qual a empresa atual. A empresa vive problemas financeiros? Se está vivendo algum problema, são maiores as chances de a ação estar em baixa.

Existem dois tipos de ações que podem ser negociadas: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN). As preferenciais costumam ser mais indicadas para investidores pessoa física, já que garantem prioridade na distribuição de dividendos – que nada mais é do que a distribuição de lucros da companhia.

  Vamos refletir: Nos Estados Unidos, dados da inflação no país serão divulgados sob a expectativa de aceleração anual de 7,5% para 7,9% – o CPI mede a variação de preços a partir da perspectiva do consumidor. Será o último indicador de inflação ao consumidor americano divulgado antes da decisão de juros do Federal Reserve, que deve marcar o início do ciclo de altas no país.

Na Europa dados sobre a atividade econômica do Reino Unido ajudam a motivar as altas no continente, que segue atento ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A maior estabilidade do petróleo, que tem estacionado próximo de 110 dólares também ajuda no sentimento de mercado, com menor pressão sobre as expectativas de inflação global.

Bolsas europeias e futuros dos principais índices de Nova York operam em queda nesta manhã de terça-feira com investidores atentos não só à evolução da pandemia na segunda maior economia do mundo. Na semana em curso, tem investidores atentos à reunião do Federal Reserve, o Fed, nesta terça e na quarta, dia em que será anunciada a decisão de juros do Federal Reserve.

Na China, por outro lado, os principais índices fecharam em queda com a notícia de um lockdown parcial em Shenzhen, uma das principais cidades do país e um dos motores da economia local, sendo um importante hub tecnológico.

Na Ásia, os índices das bolsas de Hong Kong e de Xangai voltaram a cair na casa de 5%, como reflexo do lockdown e de outras medidas de restrição à atividade econômica.

O Brasil fechou o mês de janeiro de 2022 com um saldo de 155.178 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apresentado em (10/03) pelo Ministério da Economia. Os números mostram que, no mês de janeiro, quatro dos cinco grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 102.026 novos postos de trabalho formais. O destaque fica para as atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que geraram 58.773 postos.

O IBGE apresentou também os números da inflação brasileira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro foi de 1,01%, 0,47 ponto percentual acima do registrado em janeiro (0,54%). Essa é a maior variação para um mês de fevereiro desde 2015, quando o índice foi de 1,22%. No ano, o IPCA acumula alta de 1,56% e, nos últimos 12 meses, de 10,54%. Em fevereiro de 2021, a variação havia sido de 0,86%. A alta dos combustíveis e de commodities alimentícias está entre as principais preocupações de economistas no Brasil.

Pensando estrategicamente: No Brasil, a semana será marcada pela segunda reunião do Copom deste ano. A expectativa do mercado é a de um novo aumento de 1 ponto percentual, o que elevaria a taxa básica de juros para 11,75% ao ano. As atenções também estarão voltadas para o cenário externo e para os resultados trimestrais.

  Vale a pena investir na Bolsa? Depende – mas, de modo geral, investir na Bolsa de Valores não é indicado para quem está começando. Além disso, não é recomendado usá-la para aplicar suas únicas economias, o mercado é muito incerto.  De forma geral, quanto maior risco em um investimento, maior o potencial de retorno – mas somente se ele der certo. Investimentos mais seguros costumam ter uma rentabilidade menor, mas são mais garantidos.

Considerando o contexto, Thomás Giuberti, economista e sócio da Golden Investimentos, vê o mercado brasileiro bem preparado para enfrentar a crise. “O Brasil é um substituto da Rússia na busca por empresas de commodities. O fluxo estrangeiro para a B3 segue firme”, afirmou. 


No Replies to "O FRENESI DAS BOLSAS MUNDO AFORA!"


    Got something to say?

    Some html is OK