A CONTABILIDADE E SUA TRAJETÓRIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Posted on 17 de dezembro de 2021

Luca Bartolomeo de Pacioli nasceu no ano de 1445 em Sansepolcro na região da Toscana, Itália. Ele se tornou conhecido por sistematizar um método de escrituração contábil muito popular e que ainda é bastante utilizado nos dias de hoje. Esse é o método das partidas dobradas.

Tal prática lhe renderia o título de pai da contabilidade moderna. Para compreender algo sobre Luca Pacioli é importante também saber um pouco sobre o momento histórico no qual ele esteva inserido.

Seus estudos refletiram na civilização ocidental que ficaria profundamente marcada a partir do final do século XIV por vivenciar um conjunto de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e científicas. Tais mudanças ocorreriam até o início do século XVII e hoje recebe o nome de Renascimento.

No Brasil podemos afirmar que a contabilidade veio ganhando roupagem mais significante com a chegada da família real, para cuidar melhor dos interesses da coroa fora dos domínios de Portugal. Aqui, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808, em Carta elaborada pelo Príncipe Regente D. João VI.

Destacamos dois estágios da contabilidade no país, sendo o primeiro anterior ao ano de 1964. Nasceu em 1908, com as primeiras manifestações contábeis, com a publicação do alvará que obrigava os contadores a explicarem e demonstrarem a escrituração. Como relata o Código Comercial Brasileiro de 1850, foi uma das primeiras legislações na área contábil.

O segundo momento foi o Posterior a 1964, onde inicia a segunda fase da contabilidade no Brasil, marcada principalmente pelos métodos de ensino norte-americano pelo professor José da Costa Boucinhas, ainda neste ano, ocorreu a implantação da Lei 4.320. Em 1971, ocorreu a criação do livro de Contabilidade Introdutória pelos professores da USP. A Contabilidade brasileira teve um importante estímulo legal, em 1972, quando o Banco Central baixou as circulares 178 que obriga o registro do auditor independente exclusivo para contadores e 179 que trata dos princípios e normas da Contabilidade.

Vamos refletir: Números. Estamos sempre com eles – querendo ou não,. eles definem os mais diversos aspectos das nossas vidas, desde nossos desempenhos nos estudos e no trabalho até os mais diversos aspectos da economia. Na era dos dados digitais, eles ganham cada vez mais relevância, exercendo sobre nossa sociedade um poder nunca visto.

Entender e utilizar os números é uma tarefa complexa. Um mínimo equívoco pode acarretar um caos completo – por isso, lidar com tamanha responsabilidade exige uma capacitação à altura. A profissão da Contabilidade é constituída pelos contadores e técnicos em contabilidade – uma das primeiras profissões regulamentadas no Brasil.

Embora goze, atualmente, de um grande respeito entre a comunidade corporativa, a contabilidade é uma área que ainda sente certas dificuldades na transformação. Já é sabido por muitos que a crescente conectividade alterou as configurações do mercado e, agora, para permanecer competitiva, uma organização não só deve ajustar-se às novas exigências de automação dos processos e modelos de negócio, mas também experimentar novas estratégias. E isto, sem dúvida, também deve ser aplicado para as ciências contábeis.

A experiência digital já não é mais uma opção para as lideranças corporativas. Cada setor do mercado é obrigado a alavancar a tecnologia digital como um meio de se comunicar e interagir com seus clientes, criar cadeias de fornecimento para entregar produtos e serviços e aproveitar dados e informações sobre eles. E, mesmo com essa crescente necessidade e a vasta disponibilidade de tecnologias, os escritórios contábeis em sua maioria, ainda são resistentes quando o assunto é a automatização de processos.

            Pensando estrategicamente… Mais do que nunca, os escritórios contábeis precisam ter tipos de perfis para iniciativas que provém da tecnologia da informação. Além, é claro, de buscar métodos de sustentação das operações, gerando inovação para impulsionar o negócio. O momento exige que os empresários contábeis que desejam mudar o perfil e a forma de atuar no mercado, devem procurar temas compartilhados ao desenvolverem sua própria estratégia de transformação digital e ao aplicar a inovação na contabilidade.

O uso de tecnologia, passa a ser um item estratégico para a evolução dos escritórios. Sem tecnologia não há como crescer de forma sustentável ou até mesmo escalável. Sem tecnologia, os escritórios contábeis não conseguem ser mais produtivos.

A tendência é que os escritórios contábeis mundo afora estejam cada vez mais inseridos no mundo digital, diminuindo os processos manuais por meio da automatização dos processos. Sua profissão continuará evoluindo e ganhando cada vez mais espaço e importância no âmbito empresarial – muito disso graças ao tsunami das startups –, abandonando a imagem do “gerador de guias de impostos”. De maneira gradual, os contadores assumem um dos papeis mais importantes de uma empresa: o de consultor de gestão, exercendo grande influência nas decisões estratégicas nas empresas clientes.

            Assim, o exercício da função do contador do futuro exigirá maior preparação, onde o aperfeiçoamento e as atualizações serão constantes. A visão multidisciplinar para o exercício da profissão será necessária, tendo em vista as exigências impostas pelo mundo globalizado.


No Replies to "A CONTABILIDADE E SUA TRAJETÓRIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA"


    Got something to say?

    Some html is OK